Marie Curie é eleita a mulher mais influente da História com dois Nobel

Química, física e duas vezes vencedora do prêmio Nobel: esta é Marie Curie. A polonesa responsável pela descoberta da radioatividade foi eleita recentemente, pela BBC History, como a mulher mais influente da História.

Curie também foi professora, doutora, cientista e descobriu os elementos químicos rádio e polônio.

A lista fez parte de uma homenagem em comemoração ao centenário do sufrágio feminino no Reino Unido. Especialistas e leitores ajudaram a elencar as mulheres selecionadas.

Quando foi condecorada com o segundo Prêmio Nobel, ela se tornou a primeira pessoa, independente do gênero, a vencer duas vezes a honra. Até o presente, Curie é a única cientista da História a receber duas vezes o Nobel por duas áreas diferentes: física e química.

Ela morreu em 4 de julho de 1934, vítima de anemia aplástica, uma doença sanguínea causada pela exposição à radioatividade química.

Curiosidades sobre Marie

  • Foi a primeira mulher a obter o título de Doutora na Europa, em 1903.
  • Durante a Primeira Guerra Mundial, Curie e sua filha, Irene, equiparam carros de ambulância com aparelhos portáteis de raio X, para o tratamento dos soldados.
  • Imortalizada também pela unidade radioativa Curie (Ci) e como o asteroide 7000 Curie.
  • Eleita como a “mãe da física moderna” e como a “mãe da radioatividade”.
  • A vida de Marie foi retratada no cinema pelo filme “Madame Curie” (foto acima), de Mervyn LeRoy. Adaptado a partir da biografia escrita por Eve Curie, sua filha, o longa-metragem de 1943 foi indicado a sete Oscars, incluindo melhor filme.

Fonte: TecMundo

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Fechar Menu