Soraya Santos é eleita Coordenadora da Bancada Feminina

A bancada feminina elegeu a deputada federal Soraya Santos como a nova Coordenadora dos Direitos da Mulher, sendo líder da Bancada. 33636237782 bb48a70b63 o 1024x768 - Soraya Santos é eleita Coordenadora da Bancada Feminina

A deputada Gorete Pereira foi eleita para a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados.

Como coordenadora, a parlamentar, junto com as deputadas, estabeleceram dez eixos de atuação para avançar nos direitos das mulheres no Legislativo brasileiro.

“No âmbito do combate à violência contra a mulher, elegemos como prioridades a luta pelo fim dos crimes de ódio e contra a honra de mulheres na internet, o combate ao estupro, a criação do Fundo Nacional de Combate à Violência contra a Mulher e a instituição de um protocolo de atendimento às mulheres nas delegacias”, afirmou a parlamentar.

33636063882 965602e1d1 o 300x225 - Soraya Santos é eleita Coordenadora da Bancada FemininaAo longo do biênio, foram feitos diversos trabalhos, reuniões e eventos no âmbito da Secretaria da Mulher, com os representantes dos eixos definidos. Por exemplo, a bancada visitou a ministra do STJ, Laurita Vaz para debater a criação do banco de dados de condenados por crimes relacionados à pedofilia.

“A ideia é criar uma base de informações que possa auxiliar a identificação de pessoas  condenadas por crimes relacionados à pedofilia e permitir que escolas e hospitais possam consultar antes de contratar profissionais”, explicou Soraya Santos.

Secretaria da Mulher

Em 2013, os deputados e deputadas federais aprovaram a criação da Secretaria da Mulher, por meio da Resolução 31/2013.

Essa estrutura uniu a Procuradoria da Mulher e a Coordenadoria  dos Direitos da Mulher, que representa a Bancada Feminina.

A medida trouxe mecanismos importantes para a representação feminina no parlamento, como a presença da Coordenadora dos Direitos da Mulher (eleita pela Bancada Feminina) nas reuniões do Colégio de Líderes, com direito a voz, voto e a fazer uso do horário de liderança nas sessões plenárias.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Fechar Menu