Profissão de Esteticista é regulamentada e sancionada no Brasil

A deputada federal Soraya Santos é uma grande defensora da dignidade do trabalho. Durante o seu mandato, foi uma aliada de várias categorias que lutam por regulamentação na Câmara.

Um das profissões que a parlamentar ajudou foi a de esteticista. 39986893684 28ae367438 o 300x200 - Profissão de Esteticista é regulamentada e sancionada no Brasil

Uma categoria que já existe no Brasil a mais de 60 anos e durante este tempo todo, não possuía uma regulamentação adequada. Pensando nisso, Soraya foi autora da Lei 13.643, que veio do Projeto de Lei 2332/2015.

Depois de três anos de luta, o projeto foi aprovado em março, na pauta da Bancada Feminina. Segundo a autora, a aprovação da proposta fez 2018 começar com chave de ouro.

“Depois de décadas de luta, esse certamente foi o maior presente que podíamos ganhar, porque acreditamos na profissão. Estética é saúde e precisa ser reconhecida como tal. Já podemos celebrar”, disse a deputada Soraya Santos.

Esteticista

32910534601 85b35e586f o 300x225 - Profissão de Esteticista é regulamentada e sancionada no BrasilA profissão de esteticista, com nível superior, compreenderá as atividades de esteticista e cosmetólogo. O requisito é o curso de nível superior no país em Estética e Cosmética, ou equivalente, ou o diploma de graduação no exterior revalidado no Brasil.

As atividades do esteticista são: responsabilidade técnica pelos centros de estética; direção, coordenação, supervisão e ensino de cursos na área; auditoria, consultoria e assessoria sobre cosméticos e equipamentos; elaboração de informes, pareceres técnico-científicos, estudos, trabalhos e pesquisas mercadológicas ou experimentais; elaboração do programa de atendimento ao cliente; e observância da prescrição médica apresentada pelo cliente ou solicitação posterior de exame médico ou fisioterápico para avaliar a situação.

Técnico em estética

O técnico em estética precisa ter ou curso técnico com concentração em Estética oferecido no Brasil, ou curso no exterior com revalidação do diploma. Também pode exercer a atividade o profissional que possui prévia formação técnica em estética, ou que comprove o exercício da profissão há pelo menos três anos.

Entre as atividades do técnico em estética estão: procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares; solicitação de parecer de outro profissional que complemente a avaliação estética; e observância da prescrição médica apresentada pelo cliente ou solicitação posterior de exame médico ou fisioterápico para avaliação da situação.

Sonho de regulamentação realizado

A presidente do Sindicato dos Empregados e Profissionais Liberais em Estética e Cosmetologia, Rosaline Kelly Gomes, lembra que profissão dos esteticistas teve início no país na década de cinquenta, por meio de ensinamentos vindos da França.39986893684 28ae367438 o 300x200 - Profissão de Esteticista é regulamentada e sancionada no Brasil

“Nos 64 anos da profissão no país, inúmeras tentativas de regulamentar a profissão foram frustradas, mas em 2015 as esperanças se renovaram, pois encontramos na Dep. Soraya Santos, além do carisma, a garra, a determinação e o compromisso necessários para levantar essa bandeira através do PL 2332/2015, que regulamenta a profissão de esteticista e cosmetólogo e de técnico em estética”, conta Rosaline.

“Temos a certeza de que em breve a saúde pública estará protegida e que os esforços da categoria serão reconhecidos, mas tudo isso só está se concretizando porque encontramos na Dep. Soraya Santos a voz para nos representar na Câmara Federal e temos muito orgulho dessa voz”, completa.

Fonte: Agência Câmara

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Fechar Menu