Novo relatório do Banco Mundial é apresentado na Câmara

O Banco Mundial, em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados apresentou a 5ª edição do relatório “Mulheres, empresas e o Direito 2018” em um evento no Salão Nobre da Câmara.

A gerente de operações do Banco Mundial no Brasil, Doina Petrescu, esteve presente e agradeceu a oportunidade de estar lançando mais esse relatório que trata da realidade da mulher no Brasil em comparação com outros países.

42102709832 2b00c0362d o 1024x461 - Novo relatório do Banco Mundial é apresentado na Câmara
Deputadas e Representantes do Banco Mundial

A coordenadora da Bancada Feminina e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada federal Soraya Santos, abriu o evento e salientou as lutas que já foram conquistadas nesta legislatura, mas que ainda há o que melhorar.

“Conseguimos várias vitórias para as mulheres com a Bancada Feminina unida e lutando de maneira apartidária. Este relatório nos mostra progresso que temos no Brasil, mas ainda precisamos de espaço nos conselhos administrativos das empresas e nos cargos de direção das organizações”.

De acordo com o relatório, as mulheres são mais de 50% da população do país, representam 43% da força de trabalho, mas ganham em média 25% a menos do salário dos homens e têm menos acesso ao crédito.

28276983558 db07e0f043 o 300x200 - Novo relatório do Banco Mundial é apresentado na Câmara

A deputada ainda registrou a quantidade das mulheres no país e a pouca representação que tem. “Temos 51,5% de mulheres na população brasileira, 66% de mulheres fazem parte das universidades do nosso país, mas apenas 4% delas estão em cargos de comando. É hora de as mulheres estarem onde as decisões são tomadas e não apenas obedecê-las”.

Relatório

Publicado a cada dois anos, o relatório traz uma análise de como as leis influenciam a vida das mulheres com relação a diversos setores. Esta nova edição do relatório mostra que as economias das regiões da América Latina e Caribe levaram a cabo oito reformas jurídicas nos últimos dois anos para melhorar a inclusão econômica das mulheres.28277010168 fcbfa84f5a o 300x200 - Novo relatório do Banco Mundial é apresentado na Câmara

As economias monitoradas são avaliadas e pontuadas em um sistema de 0 a 100, no que diz respeito a cada um dos sete indicadores do relatório. São eles: acesso ás instituições, uso da propriedade, acesso ao emprego, incentivos ao trabalho, acesso aos tribunais, acesso ao crédito e proteção da mulher contra a violência.

Acesse o relatório: Relatório Mulheres, Empresas e o Direito 2018

Presença

Estiveram presentes na mesa a Procuradora da Secretaria da Mulher, deputada federal Gorete Pereira; a ex-secretária especial de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes; a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada federal Ana Perugini; o Defensor Público-Geral Federal, Carlos Paz; além da deputada Soraya Santos e Doina Petrescu.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Fechar Menu