Interior do Rio recebe ações no Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é nesta quarta-feira (29) e algumas cidades do interior do Rio terão programações especiais como rodas de conversa, ações de conscientização, apresentações teatrais e serviços sociais.

Além de problemas respiratórios, o tabagismo também está relacionado a tumores no aparelho digestivo e outras doenças.

Região dos Lagosnao fumar inicie sessao no jardim publico em desfocagem 8753 29 300x200 - Interior do Rio recebe ações no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Em Cabo Frio, uma roda de conversa sobre o tema será realizada das 14h às 17h na sala 22 do PAM de São Cristóvão. Ainda na cidade, uma ação de conscientização vai discutir e dar informações sobre doenças, causas, sintomas e tratamentos relacionados ao fumo no PAM de Unamar, também das 14h às 17h.

Em Saquarema, a programação vai das 10h às 16h na Praça Santo Antônio, no Centro de Bacaxá. Além do combate ao fumo, serão abordados temas relacionados a tuberculose e hanseníase e a população vai contar com diversos serviços gratuitos.

Haverá orientação nutricional, diagnóstico precoce de câncer de boca para fumantes, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos, vacinação contra a hepatite, antitetânica e contra a febre amarela.

Norte Fluminense

Em São João da Barra, ações serão realizadas a partir das 9h desta quarta-feira na Unidade Básica de Saúde de Mato Escuro. As atividades serão voltadas para agentes de saúde, equipe multidisciplinar da ESF e a comunidade em geral.

Já em Campos, serão realizadas ações informativas e de conscientização. A equipe do Programa de Combate ao Tabagismo vai iniciar o dia com uma palestra na Câmara de Vereadores, às 8h. Logo depois, das 9h às 16h, será realizada uma ação no Centro de Saúde com orientações educativas, aferição da pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de material informativo.

Em Quissamã, a população poderá contar com orientações às 8h e às 14h no Centro de Saúde e às 9h na rodoviária de Caxias. Na quinta-feira (30), a partir das 10h, terá atividade no pronto atendimento de Barra do Furado e, às 13h, no Hospital Municipal Maria Mariana de Jesus, com foco nos funcionários. E encerrando, às 15h, com abordagem cognitivo comportamental aos usuários de tabaco.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Fechar Menu