Soraya Santos recebe homenagem do estado de Goiás

A deputada federal Soraya Santos participou nessa segunda-feira (09/04) da sessão solene de entrega do Título de Cidadão Goiano, Medalha Pedro Ludovico Teixeira e homenagem aos profissionais e empresários do segmento de beleza e estética no Estado de Goiás.

O projeto de lei 2332/2015, de autoria da deputada Soraya deu origem a Lei 13643/2018. De acordo com a autora do projeto, Soraya Santos, e de acordo com ela uma das razões para que a regulamentação fosse aprovada, é a saúde pública.

Crédito: Foto Y. Maeda
Deputado Luis Cesar Bueno homenageia Deputada Soraya Santos e o segmento de beleza e estética de Goiás

“A profissão de esteticista existe há 74 anos e passamos mais de 40 anos esperando a regulamentação, mas com harmonia e perseverança conseguimos a nossa vitória.  Com a união de todas as 649026 300x200 - Soraya Santos recebe homenagem do estado de Goiásesteticistas do País, hoje, nós vivemos esse momento que é um marco. Agora, a categoria passa a ter níveis, deveres e direitos.  Parabéns aos pioneiros. Valeu a pena a luta”, afirmou a parlamentar.

O relator do projeto, deputado federal Adail Carneiro também esteve presente e recebeu homenagens. Segundo ele, essa é uma profissão que deveria ser regulamentada a muito tempo.

“A deputada Soraya Alencar guerreou por essa bandeira, e conseguimos a vitória, na última semana, com a sanção do presidente, da lei de regulamentação. Vocês têm a responsabilidade de levar beleza e saúde a todos. A minha alegria é enorme de poder participar desse momento e ir embora com esse reconhecimento”, disse.

Compuseram a Mesa Diretiva além dos deputados federais, Soraya Santos e Adail Carneiro; o homenageado com o Título de Cidadão Goiano, Alex Neves de Azevedo; a presidente do Sindicato dos Empregados e Profissionais Liberais Esteticistas de Goiás, Horanídes das Dores Saldanha Dias; a presidente do Sindicato dos Esteticistas do Rio de Janeiro, Rasaline Kelly Gomes.

Esteticistas

Coma a regulamentação da profissão, há uma distinção entre o técnico em estética, que precisa ter o nível técnico com concentração em Estética no país, ou em curso no exterior com revalidação do diploma. Também podem exercer a pessoa que comprove o exercício da profissão há pelo menos três anos.

A profissão de esteticista, com nível superior, compreenderá as atividades de esteticista e cosmetólogo. Atualmente, a profissão está catalogada pela Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho, dentro da categoria “Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas”. Dessa forma, não há uma divisão dos diferentes níveis de formação.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Fechar Menu