Forum Claudia reúne mulheres que comandam empresas no Brasil

Com informações da Revista Claudia

Ter mais de duas dezenas de mulheres CEOs em um mesmo palco seria impensável há alguns anos. Até 1970, apenas 18% das brasileiras exerciam atividade remunerada. Quarenta anos mais tarde, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse percentual subiu para 53%. Um número que ainda era 20% menor em relação aos homens.

 

Fomos ao trabalho e à luta. Ampliamos nossa participação no mercado e quisemos mais. Passamos a desejar o topo. Em 2016, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o Instituto Ethos, mapeou 500 das maiores empresas brasileiras e constatou que as mulheres ocupavam 13,6% dos cargos no primeiro escalão. É pouco, claro. Mas o cenário, embora lentamente, apresenta mudanças. Foi esse movimento ascendente –e sem volta– que impulsionou CLAUDIA a realizar o evento pioneiro que acontece nesta-terça (6) no World Trade Center, na capital paulista.

 

2018 03 06 PHOTO 00000272 1024x768 - Forum Claudia reúne mulheres que comandam empresas no Brasil

Um fórum com a presença de mais de 20 presidentes de empresa em operação no país ou que fundaram e comandam marcas muito significativas. A coordenadora da bancada feminina, deputada federal Soraya Santos salientou a importância de conscientização sobre a necessidade de ter mais mulheres nos espaços de comando e de decisão, tanto nas empresas públicas, quanto nas privadas. A deputada é relatora de projetos que garantem percentuais mínimos de participação feminina no conselho de empresas públicas e em associações, além de reserva de cadeiras para mulheres no parlamento.

Donas de histórias incríveis, de posições importantes e estratégicas, essas mulheres são unânimes em afirmar que ao longo do caminho fez diferença ter recebido apoio dos pais, do companheiro ou de outra mulher. Carregam ainda a certeza de que poderiam bancar a escolha que quisessem, e nada as deteria.

2018 03 06 PHOTO 00000275 1024x768 - Forum Claudia reúne mulheres que comandam empresas no Brasil

Hoje, além dos inúmeros compromissos que são parte da rotina corporativa delas, entendem que ser uma mulher na liderança traz responsabilidade adicional. A de compartilhar experiências para mostrar, na prática, que todas as mulheres podem e devem persistir. Porque nós temos direito. Estamos falando apenas do direito a uma carreira bem-sucedida? Não. É imprescindível dizer que, antes de profissionais, nesse elenco há mães, esposas, filhas, irmãs, amigas, madrastas e avós. Que trabalham duro, sem abrir mão da vida pessoal.

No fórum, elas revelaram como esses universos se encontraram e se equilibraram. Com toda liberdade, elegeram os temas que enfocarão ao longo dos debates. Uma oportunidade para a plateia ouvir episódios de coragem, ousadia e determinação. E também conhecer as causas que essas mulheres defendem, suas preocupações e seus anseios para um futuro melhor para todas.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Fechar Menu