Dia Mundial De Conscientização Da Violência Contra A Pessoa Idosa

Dia 15 de junho foi a data escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para ser o Dia Mundial De Conscientização Da Violência Contra A Pessoa Idosa.

O objetivo é criar uma consciência social e política sobre maus tratos aos idosos.

Os dados que retratam a violência contra idosos no Brasil são alarmantes. De acordo com levantamento do Disque 100 – serviço do governo federal que oferece proteção a essa população – 26% dos idosos no país sofrem violência física e maus tratos, 51% sofrimento psicológico e 38% dano financeiro, econômico ou patrimonial. Os tipos de violência contra pessoas com mais de 60 anos passam por abuso sexual (5,3%), negligência ao vestir (22,1%), maus tratos físicos (40,7%), isolamento (44,2%), negligência à alimentação (46%), negligência à saúde (46,9%), maus tratos psicológicos (54,9%), negligência à higiene pessoal (57,5%) e abuso financeiro (59,3%).

É necessário, portanto, que a população esteja atenta às possíveis agressões a idosos. Em casos de suspeita, pode-se denunciar no disque 100, canal de atendimento de prevenção e combate à violência contra a pessoa idosa.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Fechar Menu