10 de maio: Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus.

O dia 10 de maio é o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus. Tal movimento tem o intuito de conscientizar a população sobre a doença e sobre o tratamento.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), existem no Brasil cerca de 65 mil pacientes de lúpus. Essas pessoas sofrem preconceito em razão da falta de informação.

O lúpus é uma doença autoimune que afeta o sistema de defesa do organismo. O sistema imunológico do lúpico age de maneira irregular, produzindo anticorpos em excesso, sem motivo aparente. O problema é que essa alta concentração faz com que os anticorpos passem a atacar o próprio organismo, causando lesões e inflamações em diversos órgãos.

De acordo com dados da SBR, o lúpus afeta principalmente as mulheres. Sendo provável que a cada 1,7 mil mulheres tenham a doença no Brasil.

Não bastasse a dificuldade com o diagnóstico e tratamento, os lúpicos sofrem com o mito do contágio. É importante sempre ressaltar que lúpus não é contagioso, é uma doença autoimune, com causa ainda desconhecida pelos médicos.

A Deputada Soraya Santos, que luta pela causa dos lúpicos na Câmara dos Deputados, é relatora do PL 1136/2011. Esse projeto prevê o fornecimento da medicação necessária ao controle do lúpus. Possibilita também acesso a filtros, protetores e bloqueadores solares, tão necessários aos pacientes. Além disso, busca a aprovação do PL 7797/2010, que visa incluir o lúpus e a epilepsia entre as doenças que concedem direito à aposentadoria por invalidez. Pretende também a isenção do imposto de renda sobre os proventos e pensões decorrentes da aposentadoria.

1ff28d19 b0cd 41ee 8324 ab8edbf76995 232x300 - 10 de maio: Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus.

Karla Barcelos, paciente de lúpus e fundadora do Projeto Social Anjos da Rua, que promove o Encontro de consciência ao Lúpus na cidade de Niterói, ressalta a importância da representação da deputada no parlamento: “Não existe Vitória sem luta, nem luta de um só. É muito essencial que todos estejam unidos para conscientizar sobre a importância da atenção ao paciente com Lúpus. O PL 1136/2011 traz a dignidade que estamos esperando há muitos anos. Precisamos de voz e agora a Deputada Soraya Santos é a nossa voz!”.

Hoje, em razão do Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus a cidade de Niterói estará iluminada com a cor roxa, símbolo da luta pela conscientização sobre o lúpus.

bda209a8 b0a1 4893 aa13 2b5d96ab758d 300x225 - 10 de maio: Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus.

Deixe um comentário

2 Comentários em "10 de maio: Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus."

avatar
newest oldest most voted
Wellington
Visitante

Sou Da Bahia Paciente do Lúpus e estamos nessa Luta

dalva santos
Visitante

boa iniciativa de divulgação, é uma doença pouco conhecida. sempre recomendo esse site para informação https://www.reumatocare.com.br/lupus.html

Fechar Menu