No Dia Mundial do Doador de Sangue, foram escolhidos seis bancos de sangue pelo Brasil para a criação de uma nova plataforma no Facebook para ampliar a base dos doadores de sangue no país.
A ferramenta permite que os cidadãos se cadastrem e recebam notificações quando os bancos de sangue realizarem eventos para atrair voluntários ou quando os hemocentros solicitarem o reforço urgente do estoque de sangue.

Na primeira fase, além do Hemosc, participam: o HemoRio (Rio de Janeiro) e Pró-Sangue (São Paulo) na região sudeste; a Fundação Hemocentro de Brasília (Brasília), no Centro-Oeste; o HemoCe (Ceará), na região Nordeste; e HemoPA (Pará), na região Norte.
A deputada federal Soraya Santos fala do valor que se tem ao doar sangue.
“A doação de sangue é muito importante para a população, você oferece algo seu que salva vidas. Precisamos ter mais este carinho com os que necessitam”.
Doação de sangue
O ato de doar sangue é de extrema importância para manutenção de tratamentos e casos de emergências médicas. Uma doação pode beneficiar até 4 pessoas.
Conheça os critérios para fazer a doação:
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe).
IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS:
- Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
- Período gestacional;
- Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
- Amamentação (até 12 meses após o parto);
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Tatuagem e/ou piercing nos últimos 6 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
- Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
- Ter estado exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
CRITÉRIOS DEFINITIVOS DE IMPEDIMENTO:
- Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
- Uso de drogas ilícitas injetáveis;
- Malária.
Confira o vídeo da campanha do Ministério da Saúde:
Fonte: Portal da Ilha e Ministério da Saúde
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!